http://psientifica.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/128962BANNER_S__O_JACINTO.png http://psientifica.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/387804banner_vagos.png http://psientifica.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/291055BANNER_TURQUIA.png http://psientifica.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/270162banner_s__o_jacinto2.png http://psientifica.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/766818banner_agueda.png http://psientifica.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/515103banner_s__o_jacinto1.png http://psientifica.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/869318psi.png http://psientifica.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/329458psi1.png http://psientifica.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/691364psi2.png http://psientifica.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/634620psi3.png
Terça, 24 Outubro 2017

YouVoice - Projetos de Democracia do Programa Juventude em Ação

 

YouVoice

Do trabalho que vamos realizando com jovens, verificámos que não sentiam que a sua opinião fosse valorizada na comunidade. Por outro lado, identificámos falta de interesse em assuntos da comunidade, pouca expressão, envolvimento e pensamento crítico e um desconhecimento generalizado sobre os mecanismos normais e diários da democracia.

Neste sentido decidimos conceber um projeto que designámos de YOUVOICE! e candidatá-lo à ação 1.3. - Projetos de Democracia do Programa Juventude em Ação.


Principais objetivos definidos para o projeto:

1) Promover a participação ativa e cidadania democrática em jovens através do desenvolvimento a sua própria autoestima e envolvimento em assuntos regionais/nacionais.
 
2) Desenvolver o pensamento crítico e uma ferramenta para os jovens se envolverem regularmente nos assuntos atuais;

3) Desenvolver a cidadania europeia através do estabelecimento de uma relação mais próxima entre jovens de diferentes países, dando-lhes uma oportunidade para discutir assuntos europeus e partilhar opiniões;

4) Abordar assuntos na comunidade local através da perspectiva jovem.

Pretende-se assim com este projeto que um grupo de Jovens Portugueses de Águeda e Rio Maior e Italianos de Benestare, produzam um “jornal”, no qual partilharão comentários sobre a atualidade e a democracia. O objetivo não será a notícia em si mas a visão dos jovens e a sua opinião sobre as mesmas. Entre outros podem ser desenvolvidos comentários, votações, entrevistas, experiências pessoais, assuntos juvenis, crítica de filmes, etc.

O jornal estará disponível tanto online como em formato de papel na comunidade local. Os participantes irão partilhar feedback da receção do jornal nas suas comunidades locais e participar nas edições do jornal das outras associações numa pequena secção sobre a sua cultura (curiosidades, tradições...) para destruir estereótipos.
Irão ser elaborados 6 edições do jornal em cada comunidade local (6 em Águeda, 6 em Rio Maior, 6 em Benestare) e as edições de cada associação serão partilhadas entre os parceiros.

O valor deste projeto não deve ser confinado à criação de jornais juvenis em comunidades locais, embora tal seja uma ferramenta interessante para a criação de diálogo entre gerações na própria comunidade.

Mais do que um resultado concreto – a edição de 6 jornais em cada comunidade – pretendemos iniciar um processo de capacitação juvenil e de construção de competências, para que os jovens comecem a sentir-se uma parte importante da comunidade, na espectativa de que a sua autoestima enquanto cidadãos será aumentada e a sua opinião será conhecida e lida na comunidade. Por outro lado, os jovens aprenderão a dar voz à sua opinião através dos media e desenvolverão o seu pensamento crítico em relação aos assuntos atuais. Assim, o resultado mais valioso deste projeto será o crescimento pessoal e social dos participantes que, definitivamente, traduzir-se-á em cidadãos civicamente mais ativos e, quem sabe, decisores políticos.

O Meio de Disseminação e de multiplicação principal será a criação de um e-book com todos os jornais, como feedback dos participantes e comunidade, resultados de aprendizagem, metodologia e avaliação da iniciativa.


Para a consecução do projeto pretendemos dar corpo às seguintes metas:

1) Organizar 2 fóruns com 20 jovens de Portugal e Itália, onde serão discutidos os conceitos de democracia, participação ativa, a multiplicidade cultural europeia e onde os jovens irão discutir, definir e, posteriormente, avaliar os conteúdos e a parte gráfica dos jornais, assumindo assim a sua responsabilidade no desenvolvimento do próprio projeto. Os jovens irão também partilhar a sua cultura, falar de assuntos de interesse comum e estabelecer um diálogo intercultural.

2) Distribuir as 6 edições do jornal criado pelos jovens de cada comunidade local quer na comunidade local em formato papel, quer em formato digital em formato newsletter e promover o intercâmbio dos jornais entre todos os parceiros do projeto;

3) Criar e disponibilizar online um e-book compilador de todos os procedimentos, registos visuais, avaliações dos jovens e comunidades e todas as edições do jornal, enquanto ferramenta de disseminação do projeto e do próprio programa Juventude em Ação;

4) Envolver 4 jovens de cada comunidade local (<18anos) na elaboração do jornal, na discussão de assuntos da sua sociedade e instigar a sua participação na tomada de decisões local;

5) Criar um “jornal” com 6 edições com a opinião dos jovens sobre assuntos atuais, concursos, atividades da comunidade, arte, comentários, vox populi, top 5 (de músicas, bandas, filmes,…) e uma seção de partilha cultural com curiosidades fornecidas pelo parceiro de outro país.

6) Partilhar jornal com os parceiros;

7) Organizar um debate com os participantes para discutir a receção do jornal, o seu papel na comunidade, efeitos da sua participação, a sua aprendizagem não-formal e possíveis follow-ups – atividade de avaliação final.


Síntese das Atividades Principais do Projeto:

1) YouLink (julho) – Uma semana organizada pela Psientífica com todos os participantes para a discussão de conteúdos, atividades de coesão de grupo, definição de responsabilidades, estabelecimento dos moldes do jornal em cada comunidade. Envolvimento e responsabilização dos participantes no projeto.

2) UVoice! (julho a dezembro) – Elaboração e distribuição dos jornais nas comunidades locais. Recolha de feedback dos participantes e da comunidade.

3) YouShare (dezembro ou janeiro) – 3 dias em Itália com todos os participantes e monitores para avaliar o projeto e as aprendizagens desenvolvidas. Discussão de possíveis follow-ups.




PROJETOS icon 




 

 

PARCERIAS

cm-agueda verde vectorizado   ipj-logo   DEF-YOUTH PT   a3s alt

ALAMEDA FURRIEL PRATAS E SOUSA, Nº51    
3750-031 AGUADA DE BAIXO
ÁGUEDA, PORTUGAL

TEL: 234 661 371
EMAIL: psientifica@gmail.com

social-facebook-button-blue-icon

 

barra inferior